Que postura sua marca deve ter junto aos seus clientes mediante o caos social e mercadológico estabelecido?
Enquanto algumas empresas estão dando grandes lições de um ótimo trabalho de Branding, outras empresas têm tido grande dificuldade no gerenciamento de suas marcas mediante o caos estabelecido pela Covid19.
Pensando nisso, colocamos neste artigo algumas dicas que podem auxiliar, e muito, no seu trabalho de gerenciamento de marca durante este período tão incerto e aparentemente nada promissor.
Contudo, antes de responder esta questão, precisamos, primeiramente, estabelecer um conceito importante.
Bora falar de Branding?!
O objetivo do Branding é despertar sensações e criar conexões cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Toda esta construção começa na escolha do nome, logotipo, cores, fontes, valores, tudo isso ajuda a estabelecer o perfil de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
A construção e gerenciamento de uma identidade visual sólida se faz através de práticas que valorizarão a mesma mediante o consumidor, e que a diferenciarão mediante a concorrência.
Então, como manter vivo estes valores em momentos de incerteza mercadológica e caos?
Ande Junto!
São nos momentos de maior vulnerabilidade que reconhecemos quem esteve ao nosso lado.
A sabedoria popular diz que “Conhecemos os verdadeiros amigos nos dias de dificuldade.” Esta premissa também se adequa às empresas.
O posicionamento tomado por uma marca mediante o caos pode ditar seu sucesso ou fracasso após este período, alavancando ou, por muitas vezes, destruindo sua reputação.
Reveja, com carinho, nos valores que sua empresa quer transmitir ao seu público. Comprometimento, ética, respeito e confiança podem ir além das transações comerciais que sua empresa já performa.
Comunicar é primordial!
Estabelecer um canal acessível de comunicação com seu consumidor é importante neste momento.
Deixá-lo sem assistência ou respostas rápidas, claras e objetivas só aumentarão as incertezas e preocupações, gerando um sentimento de abandono, o que acarretará maiores danos à imagem de sua marca.
Informar decisões e medidas através de notas em suas redes sociais, site, via email e/ou telefone oferecerá conforto e confiança aos seus clientes.
Dica de Ouro: Faça o bom uso das mídias sociais para estabelecer este contato. Canais como Messenger, Whatsapp e os directs no Instagram têm sido, cada dia mais, utilizados pelo consumidor para buscar esclarecimento de dúvidas, sugestões e elogios. Fique atento e faça bom uso.
Agir Preventivamente!
Antever possíveis problemas é a chave para encontrar novas oportunidades!
Agir, preventivamente, em prol do bem-estar de seu cliente, antevendo possíveis situações que possam prejudicar a relação de confiança estabelecida entre vocês, pode abrir portas para que novas e, muitas vezes, inovadoras soluções e oportunidades de negócios surjam.
Exemplos como banco Itau, que apresentou a possibilidade de postergação de empréstimos, mostra cuidado e preocupação com seus clientes, além da busca pela redução no número da possível inadimplência futura.
Reposicionar-se!
O grande desafio para as empresas que buscam a excelência num trabalho de Branding, é estarem abertas e atentas ao mundo VUCA (Volátil, Incerto (Uncertain), Complexo e Ambíguo) e a partir desse novo paradigma, gerar valor.
Por isso:
Repense estereótipos já convencionais do discurso voltado apenas à venda, promoção, preço, reconhecimento e lucro. Vá além da criação de conexões emocionais com as pessoas e suas histórias e trabalhe com a idéia da criação de um ecossistema de valor com um propósito e pessoas engajadas nele.
Esperamos que estas informações auxiliem em seu gerenciamento de marca.
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2 comentários sobre “Gerenciamento de Branding em momentos de Caos”
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Merci.. Pour votre commentarie.. Je vous remercie..